domingo, 21 de fevereiro de 2010


Sessão Nostalgia: Desenhos Antigos

1


Hoje a coluna ''TV e Cinema'' sofreu um momento nostálgico que irá se prolongar até o domingo que vem. Nada melhor do que falar de coisas que marcaram nossa infância e/ou juventude. Por isso hoje vamos comentar sobre os desenhos antigos, mais precisamente dos anos 80 e 90 (nem tão antigos assim hehe) que não deixávamos de ver.
Atualmente, quando ligamos a tv e passamos por um canal de desenhos animados, podemos nos deparar com a imensidão dos desenhos modernos - a maioria com conteúdos de guerra, lutas e coisas futurísticas - que se comparados com as animações antigas, deixam muito a desejar, pelo menos à meu critério particular. Então vamos matar um pouquinho a saudade e curtir um flashback.





Quem se lembra de Ursinhos Carinhosos e o Fantástico Mundo de Bobby? Um dos meus desenhos preferidos durante a infância.
O fantástico mundo de bobby era uma série de desenhos que contava as aventuras do pequeno menino bobby e sua família durante o seu dia-dia. ''Bob'', pilotava seu triciclo e com ele desvendava o mundo através da sua imaginação. Quem lembra do Tio Ted, tio do bob que aparecia durante os episódios com suas camisetas divertidas e seu cachorro Roger? E da Jackie? Garota que perseguia Bob e era apaixonada por ele...

Durante a mesma época, Ursinhos Carinhosos também era um desenho auge. A história dos ursinhos bondosos, que enfrentavam o mal. Habitavam a ''Nuvem Rosa'', alguns ursinhos como: Valente, Ternura, Amado... entre outros. Durante a trama os vilões apareciam para enfrentar os queridos ursinhos. Coração Gelado era um deles, e habitava o castelo assombrado. Existia também a Laurinha, que era sobrinha de Coração Gelado e junto a Malvado acompanhava seus planos perversos, mas os ursinhos sempre eram os heróis no fim da história e venciam os vilões.



Caverna do Dragão junto a Batman foi um clássico dos clássicos também.
Caverna do Dragão foi produzida pela Marvel Productions, e contava a história de um grupo de jovens em um parque de diversões, que embarcaram em um montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Durante o passeio, um portal se abre, e traz o carrinho, onde eles estavam para um outro mundo, onde eles aparecem trajados com outras roupas e recebendo suas armas mágicas do Mestre dos Magos. A partir disso, os jovens passam por uma série de aventuras, com o objetivo de voltarem para casa, enfrentando também os vilões como o Vingador (mago maléfico) que tentava tomar suas armas e o reino. Hank, Eric e Sheila eram alguns dos personagens jovens.




Luluzinha foi uma personagem de histórias em quadrinhos e desenhos animados, criada em 1935 por Marjorie Buell. Tinha idade entre 8 e 10 anos e estava sempre metida em confusões, junto com sua turma, onde haviam como personagens principais o Bolinha e o seu clube de meninos, onde era proibida a entrada de meninas; e Aninha, melhor amiga de Lulu e irmã de Carequinha - integrante do grupo do Bolinha. Este desenho passou por gerações na minha família, e comigo não foi diferente. Adoro a Luluzinha, e há alguns anos atrás encontrei dvds do desenho animado e até comprei para assistir em casa e curtir um review da infância. Não tem como não rir.
O desenho foi marcado também por algumas expressões que hoje conhecemos como ''clube da luluzinha e do bolinha'', referentes a ''clube de meninas e meninos'' hehe.



E Thundercats e Smurfs?
Thundercats conta a história da equipe que levava o mesmo nome, e que era formada pelos sovreviventes do planeta Thundera. Uma sinopse do episódio piloto:
Começava com a destruição de Thundera, forçando o ThunderCats a fugir de sua terra natal. A frota é atacada pelos inimigos dos Thunderianos, os mutantes de Plun-Darr, que destruiram todas as naves da frota Thunderiana, mas pouparam a nave-mãe, na esperança de capturar a lendária Espada Justiceira (Sword of Omens, no original) que eles acreditam estar abordo.
O desenho foi composto por 4 temporadas.





As trigêmeas e A Corrida Maluca integram os meus desenhos favoritos também.
Quem lembra das aventuras de Anna, Teresa e Helena, e a Bruxa Onilda? Era bem legal, e hoje pelo que me recordo acredito que ainda passe no canal futura, junto com alguns outros desenhos antigos.
A corrida maluca era engraçadíssima. Produzida pela Hanna Barbera, rendeu 34 episódios, na qual os competidores buscavam o título mundial de "Corredor Mais Louco do Mundo". Dick Vigarista era um dos vilões que sempre tentava trapaçear com Penélope Charmosa. Havia também os Irmãos Rocha. O desenho provavelmente ainda passe no Canal pago Boomerang.

Dentre alguns outros desenhos que me recordo e gostava, havia também o Gato Félix, que possuia sua bolsa mágica cheia de truques e que obedecia às ordens de Félix.
É uma pena que muitos desenhos divertidos tenham saído das programações, dando lugares a outros tipos de desenho que hoje, ao meu ver, tornaram-se totalmente sem graça. A medida que crescemos é comum perdermos alguns interesses, mas com certeza estas animações maracaram a infância de muitos, e nada mal curtir um review para lembrar, afinal não se há idade.

Aqui vão alguns links de vídeos para nos lembrarmos um pouquinho: (clique no nome)

Fantástico Mundo de Bob

Thundercats

Corrida Maluca


Mas me diga, quais seus desenhos preferidos, que marcaram sua infância? Conte-me. Irei adorar saber!

1 comentários:

Paulo disse...

Gostoso relembrar essas coisas...Os seriados me marcaram mais do que os desenhos propriamente...Jeanee é um gênio,A Feiticeira,Batman...e outros!

bjs,Carolina!

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar, criticar e dar sugestões. Sua visita é sempre bem-vinda!!