terça-feira, 14 de setembro de 2010


Um pouco mais sobre o Rubi...

12

Rubi ou Ruby é uma pedra preciosa, de tom vermelho com variedade vinda do mineral corindon, que devido a presença de crômio, torna-se responsável pela coloração da pedra.
Depois desta explicação, com a ajuda do meu amigo Google (hehe), eu começo este post falando um pouquinho do Rubi, uma das pedras que eu acho muito bonita e admiro. Quem acompanha o Gazzetta, sabe que há um tempinho atrás eu fiz um post parecido, mas falando sobre as pérolas. Clica aqui, caso não tenha visto. O intuito é que possamos conhecer um pouco mais das variedades de pedras que nos cercam e que nós adoramos ter em jóias e acessórios, sejam elas originais ou apenas uma réplica que lembre alguma das quais admiramos. Acho super interessante, e se tiverem sugestões quanto a este tema, me mandem um email ou deixem nos comentários.

Voltando ao que interessa...

O rubi é minerado na África, Austrália e Ásia. Mas é mais encontrada no Sri Lanka e na Tailândia. Isto não significa que não exista em outros locais. Falamos, porém, da facilidade de se obter a pedra.
Tem como característica um tom vermelho vibrante, e é considerado uma jóia sagrada, tanto que já foi usado em séculos passados como amuleto. Cercado de lendas, é uma das pedras mais antigas que se tem, e era usado por indivíduos sempre do lado esquerdo do corpo.

Uma coisa que eu não sabia, ou se sabia, me esqueci, é que cada pedra têm seu mês, no caso do rubi é Julho. Agora todo mês, vou usar uma pedra respectiva, vai que dá sorte né haha.

Quando não lapidado, o aspecto do rubi é muito mais opaco - e feinho - , porém seu valor continua sendo enorme.


Antigamente, era muito mais difícil lapidar a pedra, pois ela é muito dura. Atualmente, a lapidação é em formato de cabochão que é o mais indicado. Os melhores lapidadores são os alemães.

Com toda tecnologia e modernidade dos dias atuais, hoje já se fabrica pedras falsas que lembrem muito as verdadeiras. Não é diferente com o rubi. Por ser uma pedra rara e muito valiosa, nem todo mundo têm a oportunidade de exibir em jóias reais. No entanto, existe a produção artificial, que costuma ter um valor muito mais barato e que ainda dá a facilidade de se obter algo semelhante.

As gemas verdadeiras, possuem um tom brilhante e contém algumas imperfeições que devem ser irregulares. Caso forem redondas e regulares, considere a pedra, falsa.

Outra curiosidade, é que ao redor da Tailândia, a pedra pode ser encontrada em tons mais escuros que cheguem perto da tonalidade do marrom. Dependendo da localidade, o tom pode variar entre rosa e marrom.






Eu acho lindo, e meu desejo é ter um anel de rubi solitário. Acho que por gostar de vermelho, a pedra me encanta também.
Por falar em anel de rubi, quem melhor do que Blair Waldorf do seriado Gossip Girl, para exibir o anel que ganhou do (ex)namorado Nate Archibald?!

(clique em cima para ampliar)

Não querendo sair muito do foco, mas já saindo, GGaddicts já sabem que a série americana retornou ontem lá nos States, certo? Então não se esqueçam que apartir de hoje, - creio eu -, já dá para baixar o download da série e começar a acompanhar a 4ª temporada. 90210 também.

Beijoss!

12 comentários:

Mika disse...

Oie Carol, tudo bem?

Adorei o post sobre rubi, tanta coisa que eu não sabia. O mês do meu aniver é julho e rubi é a pedra de julho.. haha

Rubi ainda é a pedra do anel do advogado (da minha amada profissão!

Beijos flor, saudades!

changinroom.blogspot.com

Paulo/Expresso Moda disse...

Que lindo que é o rubi,hein,Carolina!Adorei saber mais sobre essa pedra,as jóis são lindas!

bjs!!!

Yuki disse...

Que lindo *-*
Adorei saber da história!
Beijos!!

http://blogfashion4fun.blogspot.com/

Naty Figueirêdo disse...

Nossa achei um máximo o post!!
Mas a minha pedra ainda é quartzo rosa... Amo de paixão!!

Bjssss...

Mari Barros disse...

Pedra preciosa muito ryqueza! rs
Ah adoro Gossip Girl

;*

Grazi & Vitor disse...

Que legal esse post! Achei lindo o anel com brilhantes ao redor. Super chique!!

beijos!!

http://muambeiradigital.blogspot.com

Thayse Stein disse...

adoreeeei esse post. super informativo!
amei saber um pouco mais sobre essa pedra liiinda!
beijos

MUNDO FASHION DA TATI disse...

Lindíssimo...quero tudo de rubi...hahaha
Beijos.

mundofashiondatati.blogspot.com

Lorena disse...

a-m-e-i o post!!
tenho fascinação por pedras!!
seu blog está cada vez mais legal!!
beijos

Anônimo disse...

Mulher virtuosa, quem a achara? O seu valor muito excede o de finas jóias. (provérbios 31:10)

O rubi é uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo. na verdade, ele é considerado soberano intocável dentre todas as pedras preciosas_o rei das jóias.
como todo neste mundo,quando mais rara for uma determinada coisa, maior sera o seu valor e menos pessoas a possuirão.
o valor de uma mulher virtuosa vai muito alem do valor físico. ela enfrenta as mesmas lutas que todas as outras mulheres do mundo, mas nenhuma dessas lutas diminui o seu valor

Anônimo disse...

ooooi fofa , amei o post do rubi.
mas como eu uma fanatica de Gossip Girl.
A história esta errada.
No livro é o pai de Blair que da o anel para ela, dizendo que não casaria com outro homem a não ser o pai.

Mas fora isso esta muito bom. *-*

Ibbobe disse...

http://ibbobe.blogspot.com/
gostei muito

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar, criticar e dar sugestões. Sua visita é sempre bem-vinda!!