quinta-feira, 25 de março de 2010


História das Pérolas

6
Oi pessoal! Primeiramente, quero me desculpar pelo sumiço repentino de posts aqui no Gazzetta. Minha faculdade começou esta semana, e até eu conseguir me organizar nos horários, foi meio difícil. No entanto, prometo agora voltar aos posts constantes.

Todo mundo sabe que as pérolas sempre foram símbolo de elegância e sofisticação, certo? No passado, as pérolas eram reservadas a ocasiões mais conservadoras, e até certo tempo, para muitos, ela tornou-se uma peça considerada muito retrógrada para fazer parte da contemporaneidade, mais precisamente, jovem.

Eu particularmente, sempre gostei de pérolas (meus amigos sabem hehe). Talvez pelo fato de desde pequena eu sempre usar um brinco de ouro com pérola – pois sempre fui muito alérgica a bijous – e era comum em meus aniversários, eu trocar cada vez por uma um pouquinho maior, conforme ia crescendo, mas com o tempo parei de usar, e agora só tenho uma no meu segundo furo na orelha.
Contudo, o pretexto para todo este assunto, é saber um pouquinho mais sobre a história dessa jóia, considerada uma das mais ricas e eternas.


A pérola já começa levando vantagens por ser uma jóia que não precisa de lapidação nem polimento. Praticamente, ela já nasce perfeita. Desde muito tempo, antes de Cristo, elas eram super valorizadas no Oriente Médio, conhecida como o símbolo da pureza e do charme feminino. Em algumas outras regiões do mundo, elas tinham sua tradição também, e na época da realeza, era uma das jóias mais requisitadas.


Para entender melhor, a pérola é um material orgânico, de forma esférica, produzida por ostras (moluscos) quando substâncias estranhas entram para dentro do organismo do molusco, e assim formam a pérola. Essas substâncias estranhas podem ser até mesmo um grãozinho de areia.
A jóia é classificada como gema, e pode ter formas irregulares, se encontradas em moluscos de água doce. Pode também apresentar tonalidades distintas, como pretas, douradas e brancas.

Com a opção de possuir tonalidades diferentes, é conhecida a Pérola Negra. Rara, porém nem tanto hoje em dia, devido ao cultivo de ostras Pinctada Margaritifera, a responsável pela produção da jóia de mencionada cor. A pérola negra, é comumente chamada de ‘’Pedra do Haiti’’ , pela maior localização da mesma. Podem não ser bem negras, apresentando tonalidade como o cinza e cores arco-íris. Há também verde, marrom, rosa entre outros...

**Curiosidade: De cada 100 pérolas produzidas na natureza, uma é negra.

O que interfere diretamente na diferença da coloração, é a forma que os cristais de nácar (responsáveis pela produção da jóia, dentro da ostra) se organizaram para formar a esfera.

A loja Tiffany & Co. é conhecida mundialmente por vender pérolas de alta qualidade, e por muito tempo seus colares foram conhecidos como a jóia mais valiosa que a empresa possuia.
Hoje em dia, a exigência por jóias reais foi quebrada de certa forma, podendo todos terem a oportunidade de possuir uma peça de pérola fake, ou melhor dizendo, artificial. A diferença é logicamente notável, devido ao material e a coloração. Colares de pérola falsa são visivelmente perceptíveis quando a cor das bolinha é muito branca ou então a luz solar não possui o reflexo das cores do arco-íris – quase como a visualização de um cristal verdadeiro. Porém, isso nunca impediu ninguém de usar. E realmente não tem porquê.


Estes mesmos colares que foram muito vintage e exibidos em personalidades que hoje são eternamente conhecidas, como Coco Chanel e Jackie Kennedy, ganham modernidade em looks completamente despojados, e ficam super estilosos. A peça que sempre foi adequada  para o turno da noite, e festas mais elegantes, aparece de dia, com perfectos, t-shirts e vestidinhos básicos.
As produções acabam ganhando um ar de sofisticação seja qual for o estilo.


Combinadas também com a febre do mix de colares, ficam super rockers. Colar de uma volta, mais comprido, geralmente é considerado mais esporte e fica super bem usado no dia dia.

Por que então não gostar de uma peça que vai bem com tudo?

6 comentários:

Estilo It disse...

AAAh ! que tudo !
Adooorei :) pérolas deixam o look mais sofisticado !

Paulo disse...

Tem um aura romântica,a pérola;glamourosa,também!


bjs,Carolina,adorei o post!

Lara Lima disse...

Que post incrivel,antigamente eu nao gostava de perolas,hj uso meu brinquinho de perolas todooo dia rs
bjooo

Me Visto Assim disse...

Tem selinho pra vc no meu blog.
Bjs e também postei pérolas essa semana.

Anônimo disse...

Adoro pérolas! Achei o máximo que agora elas voltaram a ser tendência (quando eu era adolescente elas eram sinônimo se "senhora")!

Unknown disse...

bacana, achei digno seu post! eu acho lindo e tudo mais, mas não combinam comigo. =**

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar, criticar e dar sugestões. Sua visita é sempre bem-vinda!!